muitas pessoas tem uma falsa impressão sobre a energia solar. Descubra alguns mitos que te contão para não cair mais em noticias falsas.
Existem muitas especulações sobre energia solar, boa parte delas gira em torno de mitos que são disseminados e por algum motivo ou outro as pessoas acreditam se tratar de verdades. Porém, credibilizar um mito pode ser prejudicial para a própria pessoa, uma vez que ela deixa de adquirir um benefício por não ter o conhecimento correto sobre o assunto.
Em casos como esse a melhor opção é buscar as respostas para suas dúvidas em fontes seguras, de preferência fontes que tenham propriedade para embasar o que falam, como empresas especializadas em energia solar.
Nós, do Portal Solar, preparamos esse post com alguns mitos sobre energia solar, que vão te ajudar a ter o conceito certo sobre esse tipo de recurso que cresce cada vez em nosso país. Confira abaixo uma lista com cinco mitos desvendados!
Atualmente, o custo do painel solar diminuiu bastante. Com o avanço da tecnologia, a produção de energia solar também aumentou. O volume da procura fez a oferta pelo recurso ser maior, fazendo os preços caírem significativamente. Além disso, a eficiência dos painéis solares tem crescido, e levando em conta o preço da energia fornecida pela rede pública, os painéis solares se tornaram ótimos investimentos, possuindo excelente custo benefício.
É necessário limpar periodicamente os painéis solares, pois eles juntam poeira e sujeira, porém, os sistemas sem baterias não possuem partes móveis e, na verdade, quase não precisam de manutenção. A tecnologia é tão segura que os produtores muitas vezes oferecem de 20 a 30 anos de garantia. Entretanto, nos sistemas com baterias, é necessário realizar uma manutenção mais assídua e as mesmas devem ser substituídas a cada cinco ou dez anos.
Esse é um dos mitos mais disseminados! Porém, a maior parte dos sistemas de energia solar é conectada à rede, tanto por razões financeiras quanto por razões ecológicas. Levando em conta a natureza, as baterias têm prazo de validade, e podem ser um problema ambiental se forem descartadas de maneira errada. Considerando a parte econômica, nos países em que é permitido injetar energia na rede pública, os consumidores recebem até mesmo descontos na conta de luz.
Sim, os sistemas de energia solar são seguros e muito confiáveis, principalmente durante os seus 25 ou 30 anos de vida útil. Segundo o EU Energy Institute, 90% dos painéis solares duram cerca de 30 anos. É interessante saber que os painéis solares são projetados para suportarem climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.
Esse também é um dos maiores mitos sobre energia solar. Os sistemas de energia solar geram sim uma quantidade significativa de energia durante o inverno ou dias sem incidência solar, até mesmo quando os dias são mais curtos e a angulação do sol está diferente. E sabe por qual motivo? Ao contrário do que muitos pensam, os painéis solares usam luz e não calor, para produzir energia. Sendo assim, o clima frio chega a ser algo positivo. Quando a temperatura dos painéis solares está menor, eles são capazes de produzir mais energia renovável, quando chegam a 32°C, por exemplo, o seu rendimento começa a cair, isso porque a temperatura dos painéis solares é em média 20°C mais alta do que a temperatura real do ambiente.
fonte:https://www.portalsolar.com.br/conheca-alguns-mitos-sobre-energia-solar